...
...
O modelo OSI propriamente dito não é uma arquitetura de rede, pois não especifica os serviços e protocolos exatos que devem ser usados em cada camada. Ele apenas informa o que cada camada deve fazer.
O que utilizamos hoje do modelo OSI é a referência para as funções das camadas.
O modelo OSI possui sete camadas, de cima para baixo: aplicação, apresentação, sessão, transporte, rede, enlace e física.
Os conceitos estudados de comunicação vertical, comunicação horizontal e encapsulamento são válidos nesse modelo.
É possível dividir as sete camadas em três subgrupos.
Agora vamos ver com mais detalhes cada camada:
A camada de aplicação é a que está mais próxima de nós, usuários da rede. Podemos citar algumas das aplicações oferecidas por essa camada:
Os serviços citados acima ou quaisquer outros oferecidos pela camada de aplicação são executados por processos dos usuários que estão em andamento em determinado dispositivo.
A camada de apresentação é responsável por garantir a interoperabilidade dos sistemas heterogêneos, ou seja, permitir que, independentemente do dispositivo que você esteja utilizando (PC, smartphone, televisão, carro etc.) e do sistema operacional, seja possível acessar qualquer tipo de serviço disponibilizado pela rede.
Para que haja essa interoperabilidade, a camada de apresentação é responsável por fazer a transformação dos dados, por isso, podemos chamá-la de tradutor da rede.
Ela será responsável pela conversão entre formatos, compressão de dados e criptografia.
Essa camada é responsável por organizar a comunicação entre os dispositivos e permitirá que os usuários, em diferentes máquinas, possam estabelecer sessões de comunicação; cada sessão terá dois serviços básicos: controle de diálogo e sincronização.
Considerando a existência de dois usuários, A e B, a camada de sessão determinará se eles podem transmitir simultaneamente, caracterizando a comunicação full duplex, ou de forma intercalada, em um sentido por vez, a exemplo da comunicação half duplex.
Esses pontos permitem que, se houver uma perda de comunicação, a transmissão de dados seja restabelecida a partir daquele ponto e não desde o início da transmissão.
Essa camada tem por finalidade garantir a entrega de processo a processo de todos os dados enviados pelo usuário.
Podemos dizer que a camada de transporte é responsável por entregar os dados corretamente para os processos que estão em execução na camada de aplicação.
Para garantir que as mensagens da camada de aplicação sejam entregues corretamente, diversas funções são necessárias:
A camada de rede é responsável por determinar o caminho da origem até o destino.
Ela receberá os segmentos gerados pela camada de transporte e, no cabeçalho da camada de rede, irá inserir o endereço da máquina de destino para que seja enviado pela rede por meio dos diversos dispositivos intermediários.
Enquanto a camada de transporte é responsável pela comunicação processo a processo, a camada de rede é encarregada da comunicação máquina a máquina.
Para cumprir nosso objetivo, duas funcionalidades principais devem ser estabelecidas:
ENDEREÇO LÓGICO
O endereço da porta, definido pela camada de transporte, permitirá a entrega no processo de destino.
Mas, para que isso aconteça, é necessário que os segmentos cheguem à máquina de destino. Por isso, são empregados endereços lógicos a fim de permitir que os dispositivos intermediários encaminhem os dados pelas redes e alcancem o destino.
ROTEAMENTO
A função de roteamento permite estabelecer um caminho entre origem e destino.
Os dispositivos intermediários verificarão o endereço lógico de destino e, com base nas informações de caminho que eles possuem, farão o processo de encaminhamento para outros dispositivos intermediários a fim de alcançar o destino da informação.
A camada de rede tem a responsabilidade da entrega dos dados para a máquina de destino.
Normalmente, as máquinas não estão diretamente conectadas, ou seja, origem e destino não estão ligados diretamente por um meio físico, mas por dispositivos intermediários, como a internet.
Então, como visto na camada de rede, os dados serão roteados por essa internet até chegar ao destino.
Após ser definido por qual caminho os dados devem prosseguir, a camada de enlace surgirá para garantir essa comunicação ponto a ponto ou hop to hop.
A camada de enlace é responsável por garantir a comunicação entre dispositivos adjacentes.
Ela corrigirá quaisquer problemas que tenham ocorrido no meio físico de transmissão e entregará para a camada de rede um serviço de transmissão de dados aparentemente livre de erros.
Muitas das funções existentes na camada de transporte também estarão presentes na de enlace:
Essa camada é responsável por transmitir os dados pelo meio de transmissão.
Ela receberá os quadros da camada de enlace, que serão formados por uma sequência de bits, e irá codificar corretamente para que sejam enviados pelo meio de transmissão.
A camada física será responsável pela representação dos bits, ou seja, de acordo com o meio de transmissão, ela irá definir se essa representação ocorrerá por pulsos de luz, no caso da fibra ótica, ou pulsos elétricos, no caso de empregar cabos de par trançado.
Além disso, a camada física é responsável por:
#redes
#osi